E antes de falar qualquer outra coisa, é interessante nós descobrirmos de onde o termo swag surgiu. Existem pessoas que dizem que o termo se originou na Escócia e que ele era usado para comentar o estilo “peculiar” que os escoceses andavam. Porém, nos Estados Unidos, o termo também ficou conhecido como swagga, denominando uma maneira autêntica de se vestir e de se comportar – sim, o carisma conta. Ah, vale ressaltar que antes de ser considerada apenas como uma tendência passageira, esse estilo é, antes de um mercado, um lifestyle com muita história envolvida.
Agora que já demos uma breve contextualização sobre essa tendência, continua lendo mais um pouco que nós vamos te contar mais sobre a moda swag e quase todo o universo sobre ela.
Como dissemos um pouco acima, a moda swag ganhou a atenção e os holofotes das grandes maisons. E uma delas foi a Balenciaga, que ressurgiu no Instagram há pouco tempo. O mais curioso é que o diretor criativo, Demna Gvasalia, não costuma chamar celebridades para estrelar suas campanhas, então, quando Bieber apareceu com seu – belo – rosto nas redes sociais da grife, causou uma certa estranheza e espanto, mas nós adoramos! No ano passado, a rapper Cardi B também estrelou a campanha de inverno da Balenciaga.

Foto: Jean Paul Gaultier (Reprodução/Vogue Runway)
E a semana de alta-costura de Paris trouxe a coleção de Jean-Paul Gaultier assinada por Chitose Abe, da Sacai, e nesse desfile já conseguimos perceber fortes influências do streetwear e da moda swag. Tênis chunky, blusa tipo segunda pele com tatuagens e um clima utilitário muito presente – clima esse que permeia muito a febre da moda de rua.

Foto: Shannon e Shannade Clermont (Reprodução/Instagram)