Essa tendência polêmica consiste em uma bota de cano alto com a aplicação do comprimento de uma calça jeans em sua extensão. E o resultado remota o caimento do bottom curinga sobre o calçado versátil. Atualmente, a #jeansboots, como ficou conhecida a peça nas redes sociais, já acumula uma marca de mais de 3,5 milhões de visualizações e tende a crescer ainda mais, e acredite se quiser, entre as adeptas da trendy temos até a musa Kourtney Kardashian. Ficou curiosa? Então vem com a gente que te contamos mais.

Foto: Elsa Hosk (Reprodução/Instagram)
Apesar de ter se popularizado quase que na velocidade da luz dentro do Tik Tok, na realidade a peça teve uma de suas primeiras aparições no perfil do Instagram da modelo sueca Elsa Hosk – talvez você a conheça pelos icônicos, e digamos que polêmicos, shows da marca norte americana Victoria’s Secret, já que ela foi uma das maiores angels da etiqueta -, onde em uma das publicações aparece usando um vestido cut out sem alças e um par das controversas botas de calça jeans. Algum tempo depois, a atriz Julia Fox, umas das atuais queridinhas das grandes grifes de luxo, surgiu usando um modelo diferente, mas que seguia o mesmo preceito. As chamadas ‘Bux Boots’, nome dado pela marca, usadas por ambas, são da escandinava Kalda, que produz as peças de forma artesanal e exclusiva, já que cada bota nasce a partir de um par de jeans diferente. E então, uma peça que primeiramente – e possivelmente – foi usada para ‘dar o famoso close’, tornou- se uma grande e viral tendência polêmica.

Foto: Amanda Engstrand (Reprodução/Instagram)
Se você fizer questão de ter um par das botas originais da Kalda, saiba que elas custam 550 euros e estão disponíveis para pré-venda no site da marca. Mas, uma tendência de mercado que tornou-se muito comum entre os jovens da nova geração é a tentativa de reproduzir, em casa e com materiais mais ‘simplórios’, o design produtos de luxo famosos, esses que, em sua maioria, costumam custar altos valores, sendo inacessíveis para a grande parte do público. Ou seja, a dita cultura do DIY, se transformou em uma alternativa na qual muitos encontraram para ‘consumir’ alta moda, e por mais problemático que seja, você precisa concordar que é uma forma muito mais barata e em partes sustentável de consumo.
Basicamente, para ter sua própria bota de calça jeans você precisa de duas matérias principais: um par de botas de cano alto e uma calça jeans com a barra ampla – essencial para um resultado descolado e despretensiosamente arrumado. Com os itens em mãos, basta medir e cortar a calça alguns centímetros além do comprimento do cano da bota, ‘vestir’ o calçado com o tecido, dobrar, ou não – é super opcional -, a sobra para dentro e pronto, jeans boots em mãos. Se quiser, você pode fixar o jeans na bota com cola para tecido ou com alguns pontos feitos com linha e agulha.

Foto: @coperni (Reprodução/Instagram)
Mas, antes mesmo de se tornar uma trend viral do Tik Tok, a tendência polêmica das botas de calça jeans já havia aparecido em passarelas de grandes grifes de moda mundiais. Além dos designers menores, marcas de luxo, como a espanhola Balenciaga e a francesa Coperni, já haviam adiantado a peça como uma das grandes apostas para as próximas temporadas. E sabemos que, mesmo que desfiles de moda no geral sejam muito sobre apresentar conceitos do que produtos comerciais, as jeans boots, mesmo com seu visual e essência ‘criativos demais’ se tornaram populares.

Foto: Kourtney Kardashian (Reprodução/Instagram)
Controversas ou não, se tem uma coisa que não podemos negar é que essa tendência polêmica também tem seu charme. Apesar de não agradar todo mundo, o modelo entrega composições super fashionistas e cheias de personalidade. Kourtney Kardashian, a musa fitness de estilo rebelde e ousado, do clã Kardashian que o diga. Recentemente a celeb apostou em um mood super descolado com uma vibe meio moto mami – tendência ressuscitada por Rosalía e adotada de coração aberto pela GenZ -, na qual escolheu uma jaqueta de motociclista para compor com suas botas de calça jeans, essa criadas pela designer Sami Miró.
Como bem sabemos, o interesse da Geração Z em consumir, reproduzir e replicar itens, sejam eles de luxo ou não, com uma estética de destaque é um movimento crescente. Logo, não é exatamente uma surpresa que essa tendência polêmica tenha caído nas graças de jovens influenciadores, que passaram a produzir conteúdos de como fazer, o famoso DIY, as jeans boots em casa, e com itens que você provavelmente já tenha.
LEIA MAIS:
Essa combinação polêmica vai ser a favorita da Primavera/Verão 2023
É assim que as fashionstas estão usando calças jeans nesse inverno
7 maneiras infalíveis de usar esses 7 modelos de botas com calça jeans
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Você também vai gostar