Enquanto para alguns, luxo é sinônimo de logos, brilhos e peças statement, no quiet luxury, ele é traduzido através de discrição, e motivado por questões como sustentabilidade e praticidade.

Foto: Desfile The Row Spring/Summer 2022 (Reprodução/Instagram)
O fenômeno garantiu a ascensão de marcas como The Row, Bottega Veneta e nomes novos como Totême que representam o mood com suas coleções compostas por itens atemporais ou uma checklist de básicos elevados. A qualidade vem em primeiro lugar, distanciando da ostentação e evidenciando caimento e acabamento impecáveis sem etiqueta à vista.
Apesar da filosofia bem acessível, os preços das grifes identificadas como representantes faz jus ao apelido de luxo sendo proibitivos para a maior parte da população, porém, isso não quer dizer que você não pode aderir à vibe quiet luxury na prática, independentemente do orçamento disponível: busque por marcas com DNA focado em matéria-prima diferenciada, espírito clássico e com cuidado especial no desenvolvimento das peças. Uma produção menor e uma expertise em alfaiataria e camisaria também alinham bem com a filosofia do “menos é mais”.

Foto: Matilda Djerf (Reprodução/Instagram)
Na prática, para montar as composições, cores são super importantes e aqui os neutros reinam, misturados ou então no ton sur ton. Na hora de acrescentar tonalidades mais vibrantes, vale equilibrá-las com outras mais sóbrias.

Foto: Rosie Huntington-Whiteley (Reprodução/Instagram)
Musas dos 90s como Carolyn Bessette-Kennedy e Gwyneth Paltrow tem vários looks icônicos para inspirar o clima chique sem esforço.

Foto: Zoë Kravitz e Channing Tatum (Reprodução/Instagram)

Foto: Sylvie Mus (Reprodução/Instagram)

Foto: @toteme (Reprodução/Instagram)

Foto: Josefine H. J (Reprodução/Instagram)

Foto: Linh Niller (Reprodução/Instagram)
Diferente da moda preppy, a quiet luxury é sofisticada, mas sempre com algum elemento casual que impede que o look fique demasiadamente entediante, como um calçado inesperado.
LEIA MAIS: Afinal, qual a diferença entre Old Money e Preppy?
Estética relax, mas o comportamento é business, peças oversized, mas sem cair no exagero.
LEIA MAIS:
Você já ouviu falar em Demi Couture?
Zendaya, Lady Gaga e a ascenção do Method Dressing
O que é a estética Indie Sleaze que resgata o punk, o grunge e a ironia?
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Você também vai gostar