A estética cowboy nunca esteve tão em alta e podemos apostar que ela não vai embora tão cedo. Depois das western boots dominarem as passarelas, o street style, as redes sociais e o fast fashion nos últimos cinco anos, bem quando parecia que elas iam embora, dois grandes nomes da indústria provaram que o estilo country não vai a lugar nenhum. Beyoncé e Pharrell Williams são com certeza os grandes responsáveis por renovar a tendência por mais algumas temporadas.
Se em 2019 surgiram os primeiros sinais de que os elementos western fariam parte dos looks do dia, os próximos dois anos confirmaram — e talvez até saturaram — a estética através das botas em todos os lugares, agora ela parece ser reinventada para ser mantida no topo. E vem de um lugar de inspiração das próprias origens, celebração de grupos invisibilizados e contando uma história que vai muito além da imagem, perpassando não só pela moda, mas pela música e cultura texana no geral.

Foto: Lil Nas X (Getty Images)
Apesar de nunca estar totalmente fora dos holofotes na moda, principalmente por ser muito tradicional, a estética cowboy teve seu retorno mais recente com as western boots em meados de 2019. O sapato, que surgiu em 1850, mas se popularizou como um item fashion só 100 anos depois, com os filmes western, voltou aos holofotes graças ao rapper Lil Nas X. Com seu single de estreia, “Old Town Road”, ele viralizou no TikTok, gravou um clipe com Billy Ray Cyrus e adotou o estilo country de forma autêntica em todos os eventos que ia.

Foto: Beyoncé (Divulgação)
A partir daí, as western boots viraram febre no aplicativo e dominaram a moda, tendo seu auge durante os anos de 2021 e 2022. Não por acaso, Beyoncé lançou uma coleção da Ivy Park x Adidas chamada Rodeo em agosto de 2021. Com elementos que iam além das botas, como o chapéu, calças largas, estampa de vaca, vários tons de marrom, cintos com fivelas grandes e jaquetas jeans, ela já antecipava o que viria a seguir.

Foto: Barbie (Reprodução)