Todos os anos (uma vez por trimestre), o site de moda Business Of Fashion (BOF) em parceria com o Lyst – plataforma global de busca no ramo da moda – listam as marcas mais populares entre os fashionistas através de uma análise de mais de 70 milhões de consumidores que utilizam a plataforma. Há algum tempo, as primeiras do ranking mantêm seus postos: Balenciaga e Gucci seguem liderando a lista assim como em 2017. Essas labels são as precursoras de muitas tendências que se popularizam entre marcas e lojas por todo o mundo e, sem dúvidas, são muito importantes para o desenvolvimento do mundo fashion e suas expressões. Quem aí se lembra do clássico monólogo de Miranda Priestly em “O Diabo Veste Prada” e o suéter azul celeste da pobre Andy Sachs?

Enquanto Andy nem fazia ideia das origens de seu suéter azul, Miranda explica (praticamente dando uma bronca, é claro) que tudo começou com Oscar de La Renta, em 2002, quando ele utilizou o azul celeste em sua coleção, seguido pela coleção de jaquetas de Yve Saint Laurent, passando por diversas marcas até que chegasse na loja em que a Andy viria a comprar seu suéter. O mais interessante de tudo isso é que observamos um ciclo sem fim. Os mesmos estilistas que teoricamente iniciaram uma tendência se inspiraram em algum lugar e muitas vezes esse lugar vem das próprias ruas, expressões culturais, da arte, música e outras épocas.
Por isso, resolvemos prestar uma homenagem as marcas hypadas citadas pelo BOF contando um pouco dos highlights de cada uma delas e apresentando as maiores tendências em forma de produto que cada uma lançou nos últimos tempos. É interessante observar como as grifes são referências para coleções de outras marcas:

Dirigida por Denma Gvasalia, a marca Balenciaga existe desde 1937, idealizada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga. A alta costura era conhecida pelo mundo todo e cada país tinha o seu designer representante: Elsa Schiaparelli era a italiana, Gabrielle Chanel a francesa, Edward Molyneux o irlandês, Robert Piguet o suíço, Main Rousseau Bocher o norte-americano e Cristóbal Balenciaga o espanhol. Seu novo diretor criativo – mestre em transmitir elementos da cultura pop e traduzir os comportamentos onlines em suas coleções – fez com que a Balenciaga ultrapassasse a então campeã Gucci nesses últimos tempos.
O grande destaque da marca fica, sem dúvidas, para os sapatos que rapidamente viraram desejo e referência mundial. Em ordem cronológica, primeiro foram as knife boots que conquistaram as pr…
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Você também vai gostar