
Foto: Pabllo Vittar (Instagram)
Essa arte não é uma novidade e está, desde sempre, muito ligada à comunidade LGBTQ+. Na verdade, as drags surgiram nos anos 30 nos Estados Unidos, quando homens gays se vestiram como mulheres e encontraram na performance em bares da época, uma forma de entretenimento. De maneira simplificada e objetiva, a drag queen é uma personagem criada para uma performance, é uma atuação e não a identidade 24 horas por dia daquela pessoa que a traz à vida.
De lá para cá, movimentos se formaram, confrontos pela liberdade aconteceram – vale assistir o filme-documentário Paris is Burning! – e muitos símbolos nasceram, até que finalmente a arte drag se tornasse mainstream – muito graças ao reality show, premiado no Emmy, RuPaul’s Drag Race.
Ufa! Toda essa volta – que poderia ser muito maior, acredite! A história da arte drag é extensa e incrível – para finalmente chegarmos à lista de 10 drag queens estilosas para você – que também ama moda – conhecer e seguir, além da Pabllo Vittar.

Foto: Miss Fame (Instagram)
Se você gosta de moda, bem high fashion mesmo, precisa seguir a Miss Fame. A drag queen, que participou da sétima temporada de RuPaul’s Drag Race, é uma maquiadora incrível e modelo, tendo estampado as páginas de revistas como Vogue Alemanha e Paper.
E tem mais: Miss Fame é presença garantida no street style das fashion weeks e nas primeiras-filas de desfiles como Iris Van Herpen, Miu Miu, Jean Paul Gaultier, Mugler, Maison Margiela, Dior, entre outros.

Foto: Gloria Groove (Instagram)
Assim como Pabllo Vittar, Gloria Groove é brasileira, cantora e tem muitos hits emplacados – um dos mais recentes com a Manu Gavassi. Gloria é também uma artista completa e se provou uma excelente apresentadora na produção original Netflix, Nasce uma Rainha. No programa, que apresenta com a também drag queen Alexia Twister, ela ajuda pessoas a se encontrarem, se respeitarem e se amarem através da arte drag.
Gloria tem um estilo que transita entre o street e o glam, e é inspiração certa. E assim como Miss Fame e muitas outras drags, já estampou uma capa de revista de moda – no caso, a Vogue Brasil.

Foto: Violet Chachki (Instagram)
Violet é outra drag queen que ganhou sua temporada quando participou de RuPaul’s Drag Race. Com uma cintura fina de espantar, Violet tem um estilo burlesco à la Dita Von Teese e, como a Miss Fame, também faz as vezes de modelo e frequentadora de semanas de moda.

Foto: RuPaul (Instagram)
Seria impossível fazer essa lista sem citar RuPaul. A drag queen, que participa da cultura pop norte-americana há décadas, foi a primeira a assegurar um grande contrato com uma marca de beleza e é quem lançou a linha Viva Glam, junto à M.A.C. em 1994. Uma campanha que tinha como objetivo – como tem até hoje – arrecadar fundos para o combate à AIDS.
RuPaul é também a criadora e apresentadora do reality show RuPaul’s Drag Race, que na próxima semana chega à final da sua décima terceira edição e já tem alguns Emmy’s na prateleira.
Antes de terminar esse post, vale mencionar que muitas, muitas outras drag queens estilosas e talentosas – e não estamos falando de drags de comédia e outras vertentes, pois aí sim a lista seria infinita! – ficaram de fora do corte, mas valem a menção honrosa aqui. Anote os nomes: Sasha Velour, Raja, Plastique Tiara, Alaska, Adore Delano, Monét X Change, Manila Luzon, entre muitos outros nomes.